sexta-feira, 5 de março de 2010

Azia contra o tempo

Enquanto o S. Pedro não o permite, fazem-se planos.

Ora aí está a primeira proposta para BTT, da descida da nascente até à foz do Rio Sabor, depois do repto do Paulito (Capa Negra, Bttopo). Embora um rio como tantos outros, este vai sofrer alterações definitivas, com a construção de uma barragem e, jamais se repetirão alguns destes trilhos.

Começa-se por trabalhar no “Google Earth”, marcando os locais interessantes do rio, as aldeias típicas e depois cria-se o trilho para mais tarde introduzir no “GPS”, instrumento fundamental para estas andanças.

Em estudo estão; como lá chegar e como recuperar o nosso transporte pois o percurso é linear. As aldeias a visitar, as festas populares, as férias, o clima típico são factores a ter em conta na escolha da data do evento e do local de dormida. A gastronomia, sabe quem já participou, que nunca é esquecida. Alguém fará questão de lembrar as vezes que for preciso.

Mas, recorda-me em tempos idos, “A descida do Degebe”, rio que nasce perto de Évora e desaguava junto à barragem do Alqueva, cuja construção submergiu muitos dos trilhos que efectuámos nessa altura. Lembro-me também, que foi a minha primeira aventura e da Bttopo também, de bike por mais de um dia. Foi a primeira de algumas, que, com esta crise já teve dias melhores, com a maior delas a atingir 15 dias fora de casa, 1050 km em autonomia total no ”Caminho Francês para Santiago”. Algumas a solo, outras com companhia…

Embora menores programam-se mais. E para este ano têm-se agendado: o XL Selinda BTT (na Sertã); a Rota das Terras de Sicó (circular, entre Pombal e Coimbra); Rota do Sabor (Bragança); a Algarviana (travessia do Algarve) e ainda os projectos BTTOPO…

Assim, acredito que não haja caruncho que aguente…

Sem comentários:

Enviar um comentário