sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FIEL vs LEAL


Fiel [1] adj. 2 gén. que guarda fidelidade; que cumpre aquilo a que se obriga; leal; probo; constante; seguro; s. m. empregado que tem a seu cargo a guarda de valores; pl. Sectários de uma religião; católicos; fiel-amigo: pop. Bacalhau; fiéis defuntos: comemoração dos católicos falecidos, no dia 2 de Novembro. (Lat. fidele). [2] s.m. hastil indicador do equilíbrio da balança (Cp. esp. fiel, de fil[o]).


Vs


Leal, adj. 2 gen. que não falta às suas promessas; sincero; franco; honesto; fiel; dedicado; conforme à lei (Lat. legale).

Tendo em conta que em ambas as palavras, a outra é incluída no seu rol de significados, apraz-me descobrir as suas diferenças, no meu olhar auto-didacta, apreendendo no que a vida nos traz e leva, ciente de que a sabedoria também nos tocará, mais tarde claro, muito mais tarde e talvez, leve, levemente.


Reconheço rapidamente em todos estes atributos, o ALEX, quadrúpede, fiel-amigo, embora sem barbatanas, o canídeo que acompanhou a minha vida cerca de 15 anos. Esse sim ajudar-me-ia a aumentar a lista de adjectivos.


Dos amigos bípedes vejo uma grande dificuldade em assumirem a fidelidade e a lealdade em simultâneo, embora questionando, pois se significam o mesmo?


Sendo fiel, presumo que também poderei ser leal e claro, o inverso também, mas existe uma diferença abismal:


-Ser fiel é induzido por outrem, é-nos incutido por regras, é-nos imposto por estatuto, é vindo do exterior.


-Ser leal é auto criativo, convergente com os valores que se assimilam ao longo da vida, é partilhar, é ouvir e escutar, é receber e questionar, duvidar e aceitar, é viver e crescer. Indubitavelmente, o meu preferido.


Mas ainda assim, somos leais e ou fiéis a causas, a crenças, a rituais, a cores políticas e também clubistas, acabando por esquecer o primordial, sê-lo de forma absoluta consigo mesmo. É algo que cresce de dentro para fora, do interior para o exterior. Naturalmente, cresce naturalmente.


Sim, essa é a essência, esse é o princípio básico tão difícil de alcançar e, por isso tantas as vezes me lembro do meu amigo ALEX.

Sem comentários:

Enviar um comentário