quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ROTA DA COSTA 2010

Por que o tempo passa, a rapaziada cresce e o ímpeto diminui, muitas vezes não nos apercebemos do ciclo da vida. Por isso, faz já algum tempo que pretendia desenvolver o projecto “ROTA DA COSTA”, que basicamente é fazer toda a costa portuguesa (1500 kms), de bike, sem assistência, com a família e por etapas.
E 2010 foi o ano de arranque, o troço escolhido, da Praia de Mira até à Nazaré, cerca de 150 km, nada demais, na zona centro, perto de casa, não fosse o diabo tecê-las e ser necessário voltar de emergência.
O Sr. Adriano Guerreiro disponibilizou-se ao primeiro pedido para levar e buscar a tralha, bikes, alforges, tenda, sacos cama, roupa, material para a praia e bomba de pé, tudo bem arrumadinho e em cima das máquinas e, possivelmente algum conselho à filha que o genro é louco. Bem, a bomba de pé, se calhar, não havia necessidade…mas pelo sim e pelo não que a bike do Lucas já ia furada!
O Gil estava eufórico, o Lucas mais contido, eu deveras entusiasmado e a Lisa, apreensiva e até um pouco rabugenta, mas assim que percebe que controla a situação, solta-se e é a grande revelação. Ganha postura ciclistica e arranca uma prestação de campeã, termina serena, pronta para fazer a rota toda de uma só vez.
O Gil é o meu co-piloto, é quem vai curtir mais esta rota, este ano a sua máquina era um trekking acoplado ao meu avião, para o ano será a sua bike de roda 24 e depois terminará com uma viatura, já de roda 26.
O Lucas dominou do princípio ao fim, tomando a dianteira sempre que lhe dava prazer, nas pausas atazanava a mãe e o Gil que nunca me conseguia ultrapassar.
Bem, eu, teimoso como sempre terminei de peito feito, estivemos de férias, em família e a fazer aquilo que mais gosto, deambular por aí, de bike claro! E Mister Wolf, 66 anos, alemão, engenheiro civil (não sei se é importante tal pormenor) viaja já faz 2 meses com os seus 50 kgs de equipamento de bicicleta, confirma que se poderá fazer estas saídas durante muitos anos. Um dia quero ser assim.
Ficam muitas fotos e recordações e a promessa de voltar que isto é canja, diz o Gil. Para vocês ficam alguns momentos.

O anti-caruncho

4 comentários:

  1. Oi grande amigo!!! Fico contente por teres dado inicio a mais um projecto teu, e que tenha tido um inicio tão bom!!! Para o próximo ano será igual ou melhor... Força nisso e parabéns aos 4

    ResponderEliminar
  2. Tenho muito orgulho de ter gente na família capaz de uma aventura destas. Parabéns a todos mas especialmente à minha cunhada Lisá que, já não é a primeira vez, que prova que é uma mulher de muita fibra. Estou certa que esta aventura vai ser tema e conversa, daqui a muitos anos, quando o Lucas e o Gil tiverem netos e estes vão dizer: Os nossos avós eram nuito à frente. Bjs

    ResponderEliminar