quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Feira do Adro 2010





Com as noites ainda muito frias e longas, o inverno quase a meio, junta-se o religioso e o pagão, festeja -se o dia da “Senhora das Candeias”, a procissão das Velas e nas tascas a confusão, esquentada pelo antigo palheto e nossa moderna cerveja.

Neste, sempre 2 de Fevereiro, todos os espaços livres do centro da recente Vila, se transformam num mercado ao ar livre, desordenado e de equilíbrio precário entre vendedores do mesmo produto, que vai diminuindo com o decorrer do dia e as constantes visitas às ditas tascas.




Vende-se de tudo; árvores, frutos secos, tachos e panelas, ferramentas, roupas, mel, produtos marroquinos, velharias, flores, farturas e mais que fosse.

É assim há centenas de anos, e este ano com a Tasca”ARCO”, que num espaço improvisado, tinha o objectivo bem maior de divulgar a “Pregação do Burro”, tradição bem antiga de dividir o burro pelos habitantes da aldeia, através de cantigas de escárnio e mal dizer, no sábado que antecede o Carnaval.
Associação Recreativa e Cultural de Óbidos,“ARCO”, com o objecto social de recuperar tradições e costumes antigos, dá assim os primeiros passos…

Divertimento e cansaço à mistura, assim como minis e tabaco, uns mais dedicados que outros, estamos de parabéns…

Poupas, Pica-pau, Cartario, Ganda-noia ou Zé moca, Tiririnhas em pensamento, Foguete, Cartuxo ou Securiu, e os outros todos…

Ehehehe…

Sem comentários:

Enviar um comentário